quarta-feira, 11 de junho de 2008

A Importância do Descanso

Por Ana Paula Valadão Bessa

O descanso não é simplesmente uma opção. É uma necessidade. Ainda que alguém não possa sair de casa, viajar, "respirar outros ares", é essencial que se consiga parar com as atividades normais do dia a dia e relaxar. Chega um momento em que a mente não consegue raciocinar na mesma velocidade que antes. Tudo fica mais lento - os pensamentos, idéias, soluções. Aqui em casa já combinamos que quando estamos cansados, geralmente no final do dia, não podemos falar de assuntos difíceis, nem tomar decisões importantes, pois geralmente ficamos impacientes e podemos ser precipitados. No dia seguinte, depois de uma noite de sono reparadora, as mesmas situações que nos perturbavam parecem tão mais simples! Mas não foram as circunstâncias que mudaram. Fomos nós que descansamos e estamos prontos para lutar a batalha da vida outra vez.

Quando descansamos não estamos apenas "recarregando" as forças físicas, emocionais, mentais. Descansar também é um renovo espiritual. Quando descansamos entregamos a Deus as ansiedades, as necessidades e afirmamos nossa confiança e total dependência para com Ele. Quando alguém pára está declarando: "Senhor, eu sei que o mundo continua girando sem que eu me esforce para isso. Sei que não sou eu quem está no controle. Tu és Deus, e eu não".

O descanso está no DNA do ser humano, e por que não dizer, na estrutura do próprio universo? Afinal, quando Deus criou o mundo, Ele mesmo descansou no sétimo dia, e instituiu que tudo deveria descansar - um dia em cada sete, a cada sete anos e a cada sete ciclos de sete anos. O primeiro dia de vida de Adão foi o dia de descanso. Quando ele foi criado, tudo já estava pronto. Adão "nasceu" pronto para descansar e receber do Senhor um jardim! Até para ter sua companheira, tudo o que ele teve que fazer foi descansar! Ao acordar, lá estava Eva! Que Deus maravilhoso, não é mesmo? Ele nos chama a sermos diligentes e trabalhadores, sempre. Mas nos orienta e ensina a descansarmos, confiando nEle, e nos lembrando que somente nEle nosso trabalho não é vão. aos Seus amados Ele dá enquanto dormem.

Aos que estão de férias, desejo um precioso tempo em família, com os amigos, em viagens ou em casa, mas que seja também um tempo de descansar seu coração no Senhor. E aos que estão trabalhando normalmente, lembrem-se de parar um pouco, e descansar aos pés do Senhor e com as pessoas amadas ao seu redor.

Até breve!

Ana Paula Valadão Bessa
www.diantedotrono.com.br

Nenhum comentário: