sábado, 23 de agosto de 2008

O Arrependimento e a Fé

"E, quando se encontraram com ele, disse-lhes: Vós bem sabeis como foi que me conduzi entre vós em todo o tempo, desde o primeiro dia em que entrei na Ásia, servindo ao Senhor com toda a humildade, lágrimas e provações que, pelas ciladas dos judeus, me sobrevieram, jamais deixando de vos anunciar coisa alguma proveitosa e de vo-la ensinar publicamente e também de casa em casa, testificando tanto a judeus como a gregos o arrependimento para com Deus e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, eu vos protesto, no dia de hoje, que estou limpo do sangue de todos; porque jamais deixei de vos anunciar todo o desígnio de Deus". (Atos 20.18-21, 26,27)

Paulo, o apóstolo, cumpriu a ordem de Jesus, ensinando os irmãos de Éfeso a guardar todas as coisas ordenadas pelo Mestre.

Entendo que podemos resumir todas estas coisas em dois importantes fundamentos de nossa vida cristã: o arrependimento e a fé.

O arrependimento é a solução para tratar com um inimigo difícil de identificar: o EU. Temos aprendido que arrependimento significa uma mudança de atitude interior. Uma mudança de mente e coração. A mente e o coração que estavam programados para fazer sua própria vontade mudam para fazer somente a vontade de Deus.

O que muda no arrependido? O EU sai do trono para que o Rei Jesus assuma o comando.

Alguns textos da bíblia nos mostram que Satanás sempre propõe a gratificação e recompensa do EU. Foi assim com Adão e Eva (Gn.3.1,4,5). Não nos esqueçamos de que através de Pedro o inimigo fez a mesma tentativa com Jesus: "E Pedro, chamando-o à parte, começou a reprová-lo, dizendo: Tem compaixão de ti, Senhor; isso de modo algum te acontecerá". (Mt.16.22)

O próprio Satanás é exemplo de super valorização do EU. Observe a ênfase na primeira pessoa no texto de Isaias: "Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo". (Isaias 14.13,14).

A proposta de Jesus é radicalmente diferente da de Satanás. Jesus propõe a morte do EU. Ele disse: "Então, convocando a multidão e juntamente os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Quem quiser, pois, salvar a sua vida perde-la-á; e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho salva-la-á. Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Que daria um homem em troca de sua alma?" (Marcos 8.34-37)

Dizer um "não" para o EU e dar uma "bela cruz" para ele. Só assim é possível seguir a Jesus.

Voltando ao texto de Gênesis 3 aprendemos algo interessante. Quem foi o culpado pela queda do homem? Deus? A mulher? A serpente?

Quando Deus questionou o casal veja a resposta que eles deram:

Adão: "A mulher que me deste..." (Gn.3.12) - em outras palavras Adão colocou a culpa em Deus; "Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi." (Gn.3.12) - em outras palavras, ainda, Adão colocou a culpa em Eva (seu próximo);

Eva: "Disse o SENHOR Deus à mulher: Que é isso que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente me enganou, e eu comi." - em outras palavras, Eva colocou a culpa no diabo.

A verdade é que Adão e Eva tentaram recompensar o EU comendo do fruto que Deus havia proibido. Posteriormente tentaram proteger e justificar o EU (V.6-8)

Para experimentar o verdadeiro arrependimento o homem precisa deixar de colocar a culpa em Deus, no próximo e até no diabo. O EU não merece tanto carinho e proteção. Ele também é um inimigo extremamente perigoso.

No amor de Jesus,

Daniel Souza.

Nenhum comentário: