sábado, 23 de agosto de 2008

Ser Radical

Texto base - Lucas 8:5-15

"O semeador saiu a semear. Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho; foi pisada, e as aves do céus a comeram. Parte dela caiu sobre pedras e, quando germinou, as plantas secaram, porque não havia umidade. Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram com ela e sufocaram as planas. Outra ainda caiu em boa terra. Cresceu e deu boa colheita, a cem por um. Tendo dito isso, exclamou: "Aquele que tem ouvido para ouvir ouça!" Seus discípulos perguntaram-lhe o que significava aquela parábola. Ele disse: "A vocês foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino de Deus, mas aos outros falo por parábolas, para que vendo não vejam; e ouvindo, não entendam. Este é o significado da parábola: A semente é a palavra de Deus. As que caíram à beira do caminho são os que ouvem, e então vem o Diabo e tira a palavra do seu coração, para que não creiam e não sejam salvos. As que caíram sobre as pedras são os que recebem a palavra com alegria quando a ouvem, mas não têm raiz. Crêem durante algum tempo, mas desistem na hora da provação. As que caíram entre espinhos são os que ouvem, mas, ao seguirem seu caminho, são sufocados pelas preocupações, pelas riquezas e pelos prazeres desta vida, e não amadurecem. Mas as que caíram em boa terra são os que, com coração bom e generoso, ouvem a palavra, a retêm e dão fruto, com perseverança."

SEMENTE
TERRENO
RAIZ
FRUTO

Semente - é a palavra que é semeada nos nossos corações.( Organismo vegetal essencial que permite à espécie perpetuar-se.)
Terreno- onde esta semente tem caído, ou o local onde estou plantado.


Raiz - Fixação, fundamento (fixam a planta no solo e são responsáveis pela absorção de água e sais minerais).
Fruto- até onde resultou em algo a semente lançada.

O fruto se origina na semente, e do fruto se extrai outra semente Gn 1:11

Voltando ao texto acima citado no vers 13, ".caíram sobre as pedras." , terreno superficial (recebem com alegria- aparentemente está tudo bem), mas não existe profundidade suficiente.
TERRENO


Sl 1:3
como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!"

Jr 17:7-8
"Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança nele está. Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Ela não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes; não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar fruto."

Ez 47:12
"Árvores frutíferas de toda espécie crescerão em ambas as margens do rio. Suas folhas não murcharam e os seus frutos não cairão. Todo mês produzirão, porque a água vinda do santuário chega a elas. Seus frutos servirão de comida, e suas folhas de remédio."

RAÍZES
Cl 2:6-7
"Portanto, assim como vocês receberam Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele, enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão."
Enraizados ou radicados= rhizoo

1. Fazer surgir raiz, fortalecer com raízes, tornar firme, fixar, estabelecer, fazer uma pessoa ou uma coisa totalmente fundamentada.
2. Raiz;
3. Aquilo que como raiz brota de uma raiz, broto rebento.
4. Metáf. Descendência, progênie.


. Fé - Hb 10:38, Hb 11:1
. Amor- Ef 3:14-19
. Ouvir e praticar a palavra - Mt 7:24
. Orando no Espírito - 1 Co 14:4
. Evangelho do Reino - Cl 1:23
. Tribulações - Rm 5:3-5
. Comunhão - At 2:42 (com Deus e com os homens - relacionamentos extraordinários)
. Graça - At 20:32

FRUTOS
Rm 7:4
"Assim, meus irmãos, também vós morrestes relativamente à lei, por meio do corpo de Cristo, para pertencerdes a outro, a saber, aquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que frutifiquemos para Deus".

Frutificar
karpophoreo
1) produzir fruta
2) produzir, gerar, obras
3) produzir frutos de si mesmo
karpophoros
1) que produz fruto, frutífero, produtivo
karpos
1) fruta
1a) fruto das árvores, das vinhas; colheitas
1b) fruto do ventre, da força geratriz de alguém, i.e., sua progênie, sua posteridade
2) aquele que se origina ou vem de algo, efeito, resultado
2a) trabalho, ação, obra
2b) vantagem, proveito, utilidade
2c) louvores, que sã apresentados a Deus como oferta de agradecimento
2d) recolher frutos (i.e., uma safra colhida) para a vida eterna (como num celeiro) é usado figuradamente daqueles que pelo seu esforço têm almas preparadas almas para obterem a vida eterna

Lc 8:15
Jô 15:4
Jr 17:10

Christie Tristão
http://blogdachris.wordpress.com/

Nenhum comentário: