sábado, 23 de agosto de 2008

Três Limitações de Todo Homem

1. O que você vê

2. O que você diz

3. O que você semeia

(O que você vê é o que recebe)

Jeremias 1:11- Deus perguntou a ele, "Que é que vês?"

A estranha resposta de Jeremias é esclarecedora. Ele responde, "Vejo uma vara de amendoeira." Mesmo parecendo uma resposta estranha, Deus disse, "Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir."

Perguntamos, "Qual foi a palavra de Deus para Jeremias?" "Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci; e, antes que saísses da madre, te santifiquei e às nações te dei por profeta."

A resposta de Jeremias é uma referência a Números 17:1-8 quando o Senhor ordenou a Moisés que tomasse doze varas, uma para Arão, e as colocasse na tenda da congregação perante a arca de Deus. A vara que florescesse confirmaria qual homem Deus havia escolhido para falar por Ele.

Jeremias compreendeu que ele estava; de uma forma figurativa, colocado no chão do tabernáculo enquanto sua vara florescia!

O que você vê (percebe) é fundamental, pois como Jeremias diz em Lamentações 3:51, "O meu olho move a minha alma, por causa de todas as filhas da minha cidade."

Uma Chave para uma compreensão melhor:

Se os seus olhos afetam seu coração, como seu coração lhe afeta?

Mateus 12:34 - "Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca."

O que estiver abundando em seu coração; fluirá de sua boca.

Tiago 3:4 diz, "Vede também as naus que, sendo tão grandes e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que a governa. Assim também a língua é um pequeno membro e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia."

Ouça a sabedoria de Isaías, "Eu crio os frutos dos lábios; paz, paz, para os que estão longe e para os que estão perto, diz o Senhor, e eu os sararei."

As palavras de Jesus em Marcos 11:23 - "Porque em verdade vos digo que qualquer um que disser a este monte; Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito."

Provérbios 13:3 diz, "O que guarda a sua boca conserva a alma, mas o que muito abre os lábios tem perturbação."

Provérbios 21:23 - "O que guarda a boca e a língua guarda das angústias da alma."

A Terceira limitação é o que você Semeia.

Gálatas 6:7-10 (Bíblia Amplificada) - "Não erreis; lembre-se que você não pode ignorar a Deus e sair ileso: um homem sempre ceifará o que ele semear! Se ele semear para satisfazer seus desejos carnais, ele estará plantando sementes de maldade e certamente colherá corrupção espiritual e morte; mas se ele plantar as coisas boas do Espírito, ele colherá a vida eterna que o Espírito Santo lhe dá. E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. Então, enquanto temos tempo, façamos sempre o bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé (nossos irmãos em Cristo)."

2 Coríntios 9:6-11 - "E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância em abundância também ceifará. (7) Cada um contribua segundo propôs no seu coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. (8) E Deus é poderoso para tornar abundante em vós toda a graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, toda suficiência, superabundeis em toda boa obra, (9) conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres, a sua justiça permanece para sempre. (10) Ora, aquele que dá a semente ao que semeia e pão para comer também multiplicará a vossa sementeira e aumentará os frutos da vossa justiça; (11) para que em tudo enriqueçais para toda a beneficência, a qual faz que por nós se dêem graças a Deus."

Para concluir esta palavra, deixe-me dizer que o princípio mais fundamental é a maneira como você vê (percebe) as coisas. Você reage às suas percepções com suas palavras, sua contribuição e resposta às pessoas.

Dan Duke
www.somdachuva.com.br

Nenhum comentário: