segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

A carne: inimiga de Deus e dos relacionamentos

O significado de carne

No sentido do que estamos estudando, carne significa a natureza humana deixada à vontade e dominada pelos seus desejos e impulsos.

CARNAL - O que pertence à natureza humana deixada à vontade nos seus pensamentos e desejos em contraste com os pensamentos e desejos espirituais, que vêm de Deus. Quando não está sujeito a Deus, o ser humano tem inclinação para o pecado. O salvo pode ser "carnal" ou "espiritual"

{1Co 2.14-3.1; 1Pe 2.11}.

Como já aprendemos, carne é - alma e corpo - não sujeito ao espírito (cura da alma).

As obras da carne

Gálatas 5:19-21

"19 Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia [*1],

20 idolatria, feitiçarias [*2], inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções,

21 invejas [*3], bebedices, glutonarias [*4] e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam [não somente o céu ou a salvação eterna mas a justiça, a paz e a alegria no Espírito Santo]."

São obras extremamente destruidoras que parecem estar organizadas atingindo o discípulo individual e coletivamente.

A realidade da vida de um discípulo até a vinda de Jesus

Gálatas 5:16-17

"16 Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne.

17 Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer."

Romanos 7:18 "Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo."

Romanos 7:25 "Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente, sou escravo da lei de Deus, mas, segundo a carne, da lei do pecado."

A realidade é de guerra. Esta realidade exige total clareza, prudência e disposição para combater por parte do discípulo.

A verdade que sobrepõe a realidade acima citada

Romanos7:24 e 25

"24 Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?

25 Que Deus seja louvado, pois ele fará isso [me dá a vitória] por meio do nosso Senhor Jesus Cristo!"

Romanos 8:1 e 2

"1 Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.

2 Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte."

Gálatas 2:19 e 20

"19 Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo;

20 logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim."

Gálatas 5.16 "Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne."

Colossenses 3

"1 Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus.

2 Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra;

3 porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus.

4 Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória.

5 Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena:..."

A verdade sempre prevalecerá sobre uma realidade. E a verdade é que através da obra de Cristo e dos recursos de Deus temos completa vitória contra a carne.

Vencendo a carne

Deus nos deu todos os recursos que precisaríamos para termos completa vitória na luta contra a carne. Nossa inclusão na obra de Cristo e nossa relação com o santo Espírito de Deus NOS GARANTEM COMPLETA, CERTA E TREMENDA VITÓRIA.

No amor de Jesus,

Daniel Souza.

www.ameprod.com.br

Nenhum comentário: