segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Leis do Espírito

A lei da benignidade

Definição da palavra lei: princípio que governa os atos de uma pessoa.

Torá - um preceito ou estatuto. Origina-se da palavra que significa fluir como água. Em outras palavras, estas leis simplesmente fluem do nosso interior.

O uso da palavra "lei" no Novo Testamento significa repartir (compartilhar) ou aconselhar. Uma lei se torna algo que compartilhamos com outras pessoas e aconselhamos por ser um padrão de conduta que adotamos para nossa vida.

Lucas 6:35 diz, "Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei o bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus."

Efésios 4:32 diz, "Antes; sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo."

Em 2 Coríntios 6:4-10 o apóstolo Paulo diz, "Antes, como ministros de Deus, tornando-nos recomendáveis em tudo; na muita paciência, nas aflições, nas necessidades, nas angústias, nos açoites, nas prisões, nos tumultos, nos trabalhos, nas vigílias, nos jejuns, na pureza, na ciência, na longanimidade, na benignidade, no Espírito Santo, no amor não fingido, na palavra da verdade, no poder de Deus, pelas armas da justiça, à direita e à esquerda, por honra e por desonra, por infâmia e por boa fama, como enganadores e sendo verdadeiros; como desconhecidos, mas sendo bem conhecidos; como morrendo e eis que vivemos; como castigados e não mortos; como contristados, mas sempre alegres, como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo e possuindo tudo."

Colossenses 3:12-14 diz, "Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade, suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revesti-vos de caridade, que é o vínculo da perfeição."

(Vínculo é uma palavra em Grego que denota um princípio de união igual a um ligamento no corpo humano que conecta as juntas e músculos.)

Deveríamos nos deliciar ou nos deleitar nesta lei como está escrito nos Salmos 119:77, "Venham sobre mim as tuas misericórdias, para que viva, pois a tua lei é a minha delícia."

A lei da benignidade

Provérbios 31:26, "Abre a boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua. Porque isto é importante? Porque Provérbios 18:21 diz, "A morte e a vida estão no poder da língua."

Jó 6:25 diz, "Oh! Quão fortes são as palavras da boa razão! Mas que é o que censura a vossa arguição?"

Leia Tiago 3:5-8 que fala a respeito do poder da língua que tem poder para direcionar a sua vida.

A língua do justo:

Provérbios 10:20 diz, "Prata escolhida é a língua do justo; o coração dos ímpios é de nenhum preço."

Provérbios 12:18, "Há alguns cujas palavras são como pontas de espada, mas a língua dos sábios é saúde."

Provérbios 15:4, "Uma língua saudável é árvore de vida, mas a perversidade nela quebranta o espírito."

Isaías 50:4, "O Senhor Jeová me deu uma língua erudita, para que eu saiba dizer, a seu tempo, uma boa palavra ao que está cansado. Ele desperta-me todas as manhãs, desperta-me o ouvido para que ouça como aqueles que aprendem."

É necessário um ouvido que ouve, que é ensinável para que uma língua controlada seja produzida.

Estas palavras são esboços para estudo bíblico

Dan Duke

Uma Chamada para as Nações

www.somdachuva.com.br

Nenhum comentário: