segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Identidade - 2ª Parte

Deus quer ser nossa identidade!

Ele quer que sejamos somente dEle!

Paulo disse em Coríntios 11:1: "sede meus imitadores como eu sou de Cristo". A conduta, as escolhas e convicções de Paulo não vinham dele mesmo. Vale lembrar que foi o mesmo Paulo quem disse que considerava tudo (sabedoria humana e títulos) como esterco para ganhar a Cristo. Quando Paulo disse aos coríntios para imitá-lo, ele não estava se gloriando, ele estava dizendo em outras palavras : "me imitem, porque eu imito Jesus, mas Ele é que é o alvo e não eu". Lendo suas cartas, vemos que a preocupação de Paulo não era a de atrair seguidores para si mesmo, mas para Jesus. Ele é o centro, Ele é a verdadeira identidade. Necessitamos ter um relacionamento com Deus. E isso só acontece através de Jesus. Ele é o mediador entre Deus e os homens! Ele é a porta! Ele é a inesgotável fonte de águas vivas e quem beber dEle jamais terá sede! Ele é o caminho, a verdade e a vida! Ele é o Messias filho do Deus vivo! Ele é o verbo e sem Ele nada do que foi feito se fez! Precisamos dEle!

Não podemos depender espiritualmente de pessoas. Precisamos aprender a buscar ao Senhor além dos nossos cultos de domingo (sem deixarmos de congregar como é costume de alguns). Precisamos entender que temos livre acesso ao trono da graça através de Jesus. Ele é o nosso sábado! Ele é nosso lugar de descanso! Somos um só corpo em Cristo Jesus e precisamos uns dos outros. Mas para ser parte deste corpo é necessário nascer de novo, ter uma identidade em Jesus. Não podemos ser apenas uma geração de "sangue sugas" espirituais que se escondem atrás do compromisso de outros, que usa os líderes como se fossem muletas. Também não podemos nos deixar ser levados por qualquer vento de doutrina vindo de falsos líderes. Precisamos nos fundamentar na palavra do Senhor! É tempo de buscar ao Senhor enquanto se pode achar. Temos vivido dias em que os escândalos são muitos. Lideranças espirituais na nação brasileira têm se abalado, e infelizmente a multidão dos desviados é crescente.

Muitos se decepcionaram com líderes por causa de escândalos e abusos, outros se frustraram, pois lhes foi pregado um evangelho falso. É tempo de voltarmos para o Senhor! Precisamos deixar as "cisternas rotas que não retêm água" e buscar a verdadeira fonte de águas vivas: Jesus! Precisamos fazer discípulos, não de nós mesmos, mas de Jesus, semelhantes a Ele! Jesus precisa ser nossa identidade! Seu amor e sua conduta precisam ser vistos e sentidos através de nós. Só assim quebraremos este ciclo vicioso da idolatria humana em que nos encontramos.

Uma palavra aos líderes

Josué foi um homem temente ao Senhor, que aprendeu a ouvi-Lo e obedecê-Lo. Ele tinha fome de Deus, e por isso buscava ao Senhor. Quando Josué e sua geração morreram os mais novos perderam suas referências, e acabaram sucumbindo à idolatria, pois não imitaram a Josué na sua fome por Deus. O que quero dizer é que um dia os líderes e referenciais do povo de Deus vão passar (se Jesus ainda não tiver voltado). E o que será da nova geração, se seu relacionamento com Deus se fiar apenas nos ministros e na revelação que eles têm de Deus? Como ministros do evangelho, temos a responsabilidade de fazer discípulos de Jesus fundamentados na palavra de Deus. Precisamos ensiná-los a buscar ao Senhor e a ter uma identidade nEle. Eles precisam ter o Senhor Jesus como resposta e não os homens. Precisamos levar nossos filhos espirituais à maturidade espiritual, e não a permanecerem dependentes de nós. Como líderes, não temos o direito de manipular pessoas, mas precisamos levá-las a Jesus e ao propósito que o Senhor tem para elas, ainda que humanamente, isso pareça não nos beneficiar. Fazer discípulos não é fazer clones de nós mesmos, é descobrir o que Deus tem para seus liderados. Em Atos 15 e Gálatas 2:9, podemos perceber que as colunas da igreja em Jerusalém (Pedro, Tiago e João), reconheceram que Deus ungiu Paulo e Barnabé com uma unção e propósito específicos, e por isso os abençoaram e enviaram para que pregassem aos gentios. A proposta do reino de Deus é a unidade mesmo com a diversidade. Nossa identidade é Jesus - O cabeça da igreja.

Nívea Soares

www.niveasoares.com

Nenhum comentário: