segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

A vida Devocional

Em minha opinião existem três comportamentos cristãos que fazem da igreja um organismo forte e frutífero, que são a vida devocional, a vida de comunhão e a vida de celebração de cada cristão Vou compartilhar esse assunto com você por tópico para melhor aproveitamento do ensinamento. O tópico a ser estudado neste texto será a "Vida Devocional".

A Vida Devocional

A igreja é formada de pessoas devotadas a Deus. Por devoção eu me refiro à vida particular de cada cristão movida por um desejo profundo de conhecer a Deus, conhecer sua palavra para colocá-la em prática no seu dia a dia, não somente para receber bênçãos por causa disso, mas, acima de tudo para que o nome do Senhor seja honrado e engrandecido no meio das pessoas, por nós e pelas pessoas que nos rodeiam.

Falando numa linguagem bem simples, o cristão devoto sente prazer em expor a si mesmo no que diz respeito à prática da palavra de Deus para que os outros possam vê-lo e seguir o seu exemplo na prática da mesma. Isso não se trata de exibicionismo barato porque, o cristão devoto é um instrumento de Deus para manifestar Sua palavra através dos atos praticados por ele na força do Espírito Santo.

Certa vez, enquanto eu falava de a respeito do evangelho para um homem ele me interpelou dizendo: "mas, a Bíblia foi escrita por homens como nós. Como posso crer nisso?" nesse ponto dei graças a Deus, dizendo a ele: "graças a Deus que ela tenha sido escrita por homens inspirados pelo Espírito Santo" (2 Pedro 1:19-21), pois, isso só fortalece o fato de que, se homens comuns tiveram experiências tão profundas com o Eterno Deus eu também posso ter alguma.

Grande parte da Bíblia são registros inspirados a respeito de pessoas que eram comuns e que, por causa de sua devoção a Deus e à sua palavra tomaram atitudes que trouxeram mudanças para si e para o seu contexto, fato é que quando alguém resolve agir por zelo à presença e à palavra de Deus, o Espírito de Deus vem sobre essa pessoa e realiza algo incomum.

O grande avivalista Smith Wigleswort disse certa vez em um de seus sermões: "o livro de atos dos apóstolos só existe porque os apóstolos agiram". Isso é a mais pura verdade Não basta citar a Bíblia. Você precisa ser uma carta viva, uma carta de amor de Deus para os homens que te rodeiam:

2 Coríntios 3:2-3 "Vós sois a nossa carta, escrita em nosso coração, conhecida e lida por todos os homens, estando já manifestos como carta de Cristo, produzida pelo nosso ministério, escrita não com tinta, mas pelo Espírito do Deus vivente, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, nos corações"

Quando não há essa devoção a Deus e, conseqüentemente à sua palavra o que se tem é um grupo de pessoas boas, bem intencionadas em relação às coisas de Deus, que, por não agirem em conjunto com o Espírito de Deus no que diz respeito à prática da palavra, são infrutíferos, tristes, murmuradores e pior, alguns acabam voltando para suas vidas de pecados. Por quê? Porque o crescimento espiritual só vem através da prática da palavra de Deus A prática da palavra é o exercício que fortalece a musculatura espiritual do cristão.

Tiago 1:21-27 "Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma. Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural; pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar. Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes, enganando o próprio coração, a sua religião é vã. A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo"

Faça sua devocional a cada dia antes de sair para o trabalho ou para a escola, ou antes, de começar com os seus afazeres domésticos, separe um tempo para ler a palavra de Deus, visando encontrar nela atitudes que você possa praticar no seu dia a dia. Apresente ali suas causas diante do Grande Deus de toda a terra e, só depois comece o seu dia. Isso é que é começar o dia com o pé direito. E quando for dormir, leia um pouco mais, ore um pouco mais e durma maravilhosamente bem.

Embora o devoto não busque a recompensa de Deus e sim a vontade de Deus, a devoção é recompensada por Deus.

Mateus 6:6 "Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará"

Porém, o texto acima citado deixa bem claro que a oração precisa se transformar em ação, pois, ele diz: "e teu Pai, que vê em secreto". Ele não diz que ouve, ele diz que vê em secreto.

O céu responderá a cada ato nosso. Mas, palavras são palavras, intenções, desejos reais. Palavras são sementes no celeiro Atos são sementes plantadas na terra A palavra de Deus são sementes que ele nos deu para plantarmos. Muitos querem apenas ter o seu celeiro cheio de palavras bonitas, mas, eu e você precisamos plantá-las para que frutifiquem.

O céu responde aos atos dos homens

Lá na roça, nós fazíamos o plantio e confiávamos que Deus daria a chuva para fazer a semente brotar, crescer, florescer, produzir. isso é um processo, leva tempo, mas sempre funciona. Deus não faz mágicas, Ele faz milagres. Plante suas sementes e o milagre acontecerá :

Mateus 13:24 "Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo;"

1 Pedro 1:23 "pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente"

Eclesiastes 11:6 "Semeia pela manhã a tua semente e à tarde não repouses a mão, porque não sabes qual prosperará; se esta, se aquela ou se ambas igualmente serão boas"

Deuteronômio 22:9 "Não semearás a tua vinha com duas espécies de semente, para que não degenere o fruto da semente que semeaste e a messe da vinha"

Vida devocional é uma vida pessoal com Deus e com a sua palavra no sentido prático, pois, o evangelho não é uma filosofia, é uma prática Deus não ficou filosofando a respeito do seu grande amor pela humanidade ? Ele declarou que daria e deu o Seu filho amado para morrer no lugar dos pecadores A vida devocional é tão pessoal e prática que ninguém poderá vivê-la para você. Você não pode pagar ninguém para fazer isso em seu lugar. Se você se inscrever em uma academia para ginásticas e pagar alguém para fazer os exercícios em seu lugar isso não fará de você uma pessoa saudável. Quem fizer o exercício é que gozará deste benefício. A vida espiritual é a mesma coisa: você terá que "colocar a mão na massa".

Josué 1:5-9 "Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei. Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares. Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido. Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares"

Um grande abraço do seu amigo,

Antônio Cirilo

Fonte: www.santageracao.com.br

Nenhum comentário: